Pontos de contato

olhares sobre a comunicação
Juliana Dias, Marcelo Alves, Maria do Carmo de Rezende Teixeira Guerra
Categorias: Comunicação Social, Jornalismo, Relações Públicas, Sociologia da Comunicação

Na realidade dinâmica dos últimos tempos, a comunicação amplia sua abordagem conceitual vinculada à etimologia da palavra e contempla as múltiplas faces reais e virtuais dos relacionamentos da moderna sociedade. A palavra comunicação, derivada do latim communicare, que significa “partilhar algo, por em comum”, passa a ser entendida e aplicada em um contexto complexo, constituído pela democratização do acesso à informação e pelo paradigma da internacionalização dos mercados. É nesse cenário que ocorre um processo revolucionário constante e cíclico, que renovados questionamentos e expectativas. Todos esses fatores passam a direcionar as políticas públicas e institucionais na linha da valorização humana e da ética associadas a ideias como compromisso com a qualidade, novas tecnologias. flexibilização e outras.

Nesse movimento de constante adaptação e de reorganização frente aos novos cenários, a comunicação, entendida como uma ação integrada de meios, atitudes, formas recursos e intenções, assume uma intensidade global, num processo de geração e transmissão de informação, com renováveis padrões e interatividade, fatores constitutivos de espaços – quer sociais, culturais ou corporativos. Como pode ser percebido, estudar a comunicação, nesse contexto, pressupõe o desenvolvimento de um olhar múltiplo, facetado e um exercício constante de estudiosos e de gestores que buscam acompanhar, ou até mesmo se antecipa às novas demandas geradas pelas transformações inerentes à contemporaneidade. Para subsidiar estudos dessa natureza, apresentamos o livro Pontos de contato: olhares sobre a comunicação.

A multiplicidade de conhecimentos de compõem a área da comunicação social é a razão primeira para a edição desse livro que, traz a proposta de apresentar o olhar especializado e focalizado de profissionais de áreas de formação diversas, mas que promovem os pontos de contato com a comunicação. Os capítulos estão ordenados de forma a propiciar uma leitura sequenciada em temas gerais e específicos. Em temas gerais, o leitor fará reflexões sobre a importância da informação, sobre a relação entre o poder e a ideologia, sobre a transparência nos processos comunicativos e sobre questões éticas. Já nos temas específicos, a leitura dos capítulos promove, além da reflexão, uma análise de situações concretas, hipotéticas ou reais, que demonstram a dimensão vital que a Comunicação Social – com suas áreas específicas atuando em conjunto ou de forma isolada – assume no ambiente social e mercadológico atual.

Nossa expectativa é que este livro seja a semente de uma discussão ampla e transversal, promotora de reflexões e inspiradora de políticas de comunicação afinadas com a tendência de integração de fatores de natureza diversa.

Juliana Dias, Marcelo Alves e Maria do Carmo de Rezende Teixeira Guerra

Área: Comunicação Social, Jornalismo, Relações Públicas, Sociologia da Comunicação

Título: Pontos de Contato: olhares sobre a comunicação

Organizadores: Juliana Dias, Marcelo Alves, Maria do Carmo de Rezende Teixeira Guerra

Editora: Editora Newton Paiva

Ano: 2012

Idioma: Português

Número de páginas: 156

Formato: Impresso

ISBN: 978-85-9829-936-5